AcessoRMC

quarta-feira

6

fevereiro 2019

0

COMMENTS

CAMPINAS / REDE PÚBLICA: Falta de material interrompe exame de sangue

Categorias Campinas

Denny Cesare/AAN

Posto de Saúde do Jardim Paranapanema, em Campinas: fornecimento de tubos de coleta comprometido

Os exames de sangue na rede pública estão suspensos em Campinas, desde ontem, por falta de material de coleta. A medida atinge os exames de rotina, que não são classificados como urgência e emergência. O desabastecimento afeta todos os postos de saúde da cidade e foi causado pela falta do material de coleta no laboratório municipal.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, os exames de sangue (sorologia e bioquímica) de rotina foram suspensos por problemas no fornecimento dos tubos de coleta utilizados para o procedimento.
Sorologia é um exame de laboratório realizado para comprovar a presença de anticorpos no sangue. Já a bioquímica é um exame que mede a dosagem de glicose, ureia, creatinina, colesterol total e fracções, triglicerídeos, ácido úrico, entre outros. “O material entregue pela empresa vencedora da licitação é diferente do especificado, o que inviabiliza a realização dos testes”, destacou a Secretaria de Saúde.
A Pasta ressaltou que os exames de urgência e emergência estão mantidos, assim como os hemogramas, que continuam sendo realizados.
A empresa responsável foi notificada para resolver o problema e fornecer o material especificado na licitação.
A Administração afirmou que os exames devem ser retomados nos próximos dias, mas não deu um prazo exato de quando isso deve ocorrer.
A assessoria não informou quantas pessoas foram afetadas e nem o total de exames realizados diariamente. No entanto, ressaltou que uma ou outra unidade de saúde que ainda tem o material em estoque continua oferecendo os exames, mas não havia um balanço de quantos postos estão nessa situação e nem a localidade.
jornal CORREIO POPULAR 6/2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *